5 de outubro de 2013

Habilidades

Linhas de trabalho

Análise e desenvolvimento de tecnologia

Aplicativos e negócios para internet

Tenho experiência em variados escopos de projetos, em atividades técnicas, de liderança e empreendedorismo. Trabalho especificando e desenvolvendo, também facilitando dinâmicas e o trabalho em equipe, para entregar soluções completas e componentes de software, com interfaces para internet, dispositivos móveis, integrações e automações.

Meu portfólio concentra startups, empresas de cunho tecnológico e inovador e organizações da sociedade civil. As atividades envolvem especificação de demanda, planejamento de metas e prazos, gerenciamento de ciclos curtos de entregas, programação e integração contínua na implantação.

Suporte em arquitetura, pesquisa e desenvolvimento de software

Tenho experiência oferecendo para empresas, algumas com mais de 700 programadores organizados em equipes. As especificações desse tipo de demanda saem de levantamentos feitos diretamente com os colaboradores, com o objetivo de melhorar a qualidade das atividades de trabalho. Serve como assessoria aos gestores, pois tem a ver com os desafios tecnológicos e de organização em equipe, para resolver limitações de produtividade e satisfação em trabalhar.

Pessoas e gestão

Auxilio nos diálogos entre pessoas de variadas competências e perfis, em equipes de gestão, produção e operação. Há 10 anos eu tenho usado e incentivado onde trabalho metodologias envolvendo melhoria contínua e baixo custo e desperdício, como a gestão de desempenho por competências e o Scrum.

Assim, contribuo para promover resultados importantes como comprometimento e sinergia entre colaboradores, discussões e prototipagem no lugar de extensa documentação, e ciclos curtos de entregas de resultados (desenvolvimento), validações de hipóteses (lean startup) e avaliações em 360º (melhoria contínua).

Iniciativa

Além de serviços eu busco me envolver em ações e negócios voltados para o bem ambiental e social. Nos últimos 8 anos eu adquiri competências em gestão de resíduos sólidos e permacultura, que há 3 anos eu aplico empreendendo a Brotei: um negócio social cuja atuação gera um ciclo virtuoso que faz da compostagem e do cultivo de alimentos dois movimentos exponenciais e complementares, destinando corretamente resíduos orgânicos, gerando insumos para o cultivo e disseminando conhecimento. O que iria para aterros sanitários é utilizado para a produção de alimentos, jardins e canteiros.