Histórico profissional

Brotei – Permacultura (03/2015 – Hoje)

Oferece gestão de resíduos orgânicos e assessoria em cultivo de alimentos, para residências, escritórios e condomínios, facilitando a responsabilidade compartilhada e a integração com a natureza.

Utilizando técnicas de permacultura para tratar os resíduos orgânicos coletados, a Brotei gera insumos e capacidade operacional para promover a agricultura urbana, oferecendo mutirões de hortas comunitárias e realizando oficinas de compostagem e cultivos diversos.

A nossa contrapartida social são os seguintes produtos e serviços, onde para cada dois itens comercializados, produzimos um para doação: minhocários (unidade), húmus (kg) e oficinas (participante). Distribuímos para comunidades carentes e pessoas voluntárias em mutirões e outros eventos que a Brotei promove ou participa.

Função: Empreendedor – Permacultor – Analista de negócios sociais

  • Tecnologias: Permacultura – Vermicompostagem – Minhocultura – Horticultura – Agrofloresta – Agricultura Sintrópica;
  • Metodologia de desenvolvimento: Social Business – Lean Startup – Scrum – Design Thinking – Business Model Canvas.

Ahgora Sistemas S/A (12/2016 – 07/2017)

A Ahgora oferece serviços em Cloud Computing atendendo às necessidades do mercado nas áreas de gestão de pessoas, recursos humanos, controle de acesso e outras atividades que apoiam as decisões estratégicas e facilitam a gestão empresarial. Somada as experiências dos sócios-fundadores, são mais de 40 anos criando, desenvolvendo e implementando inovação na área em grandes empresas de TI.

Função: Consultor externo – Suporte em metodologias ágeis – Arquitetura de software – Suporte em programação

  • Tecnologias das aplicações: ReactJS – Restful API – CSS3 – HTML5 – MongoDB – Cassandra;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP – Scrum – Lean Startup – Business Model Canvas.

I3 – Instituto Internacional de Inovação (05/2012 – Hoje)

É uma associação sem fins lucrativos formada entre a ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e a SEINFLO – Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis.

Tem como missão promover a inovação no ambiente tecnológico de Santa Catarina através da oferta de serviços que integrem as empresas catarinenses aos diversos centros de conhecimento nacionais e internacionais, contribuindo assim para o crescimento sustentável.

O I3 possui portfólio diversificado, tendo como principal foco o auxílio a empresas que precisam inovar. Para isso, oferece consultorias, capacitações e realiza parcerias com universidades elaborando e gerenciando projetos com este foco.

Função: Consultor externo – Analista de sistemas – Analista de suporte em programação – Analista de negócios para Internet

  • Tecnologias das aplicações: Mecatrônica (Hardware + Middleware + Software) – Java Enterprise Edition – Hibernate – Spring Framework – Maven – Jboss Forge – Jboss Seam – Java Server Faces – Restful API – Enterprise Service Bus – MySQL Server – CSS3 – HTML5 – Ajax – Jquery – ExtJS – Google Mashups – Google Apps;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP adaptado – Scrum – Design Thinking – Business Model Canvas.

Entologics (02/2015 – 11/2015)

We develop mutually beneficial relationships between humans, nature and the food industry. More precisely, we use insects to transform industrial organic waste into organic compost and insectmeal – a high protein feed ingredient suitable for poultry, pigs, fish and shrimps, and compost to feed soil and plants.

Função: Empreendedor – Gestor de negócios – Permacultor – Pesquisador – Analista de produto – Consultor

  • Tecnologias: Biotecnologia – Vermicompostagem – Permacultura – Gestão de resíduos sólidos orgânicos – Compostos orgânicos – Ração protéica ecológica.
  • Metodologia de desenvolvimento: XP – Scrum – Business model canvas – Design thinking.

Softplan/Poligraph – Unidade de Pesquisa & Desenvolvimento (03/2014 – 12/2014)

É uma das maiores empresas de sistemas de gestão do Brasil. No mercado desde 1990, desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria da construção, administração pública, projetos cofinanciados por organismos internacionais, departamentos de infraestrutura, transportes e obras e judiciário, ministério público e procuradorias.

Função: Consultor externo – Engenharia de suporte ao desenvolvimento e arquitetura de software

Área: Pesquisa e desenvolvimento de software

Framework Zion: Framework para arquitetura das soluções web, visa oferecer para o desenvolvimento design limpo, menos código, menos bugs, aumento da produtividade e agilidade no desenvolvimento de funcionalidades e de testes automatizados.

  • Tecnologias das aplicações: Java Enterprise Edition – JPA – Hibernate – Maven – JBoss Forge – Java Server Faces – Restful API – Enterprise Service Bus – CSS3 – HTML5 – Ajax – Jquery – ExtJS – AngularJS – Web Mashups.
  • Metodologia de desenvolvimento: XP – Scrum.

Agriness (04/2012 – 08/2013)

Há 11 anos no mercado, a Agriness hoje é referência em soluções e modelos de gestão da informação para o agronegócio, com forte atuação na suinocultura brasileira e líder de mercado no setor.

Atualmente a empresa atende a mais de 1.400 clientes no Brasil, gerenciando mais de 1.100.000 matrizes suínas – e está presente em mais de 8 países, exportando tecnologia para toda a América Latina e alguns países da Europa.

Função: Consultor externo – Analista de sistemas – Analista de suporte em programação

  • Tecnologias das aplicações: Java Enterprise Edition – Hibernate – Spring Framework – – JBoss Forge – Maven – Restful API – CSS3 – HTML5 – Ajax – Jquery;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP adaptado – Scrum.

Ekoimpacto Ecotecnologias (11/2011 – 08/2013)

Acompanhamos discursos que visam nos conscientizar sobre a necessidade de melhorar atitudes e promover a integração com o meio ambiente, porém são carentes de soluções práticas e de baixo impacto no cotidiano.

Vem daí a missão da Ekoimpacto, que consiste em oferecer tecnologias sustentáveis que promovem mudanças nos padrões de consumo e desperdício, mas de forma agradável e compensadora. Estão focados no combate à geração de resíduos, o que defendemos ser não só os sólidos urbanos, mas tudo aquilo que não precisaríamos estar consumindo a mais, desde energia elétrica até recursos naturais.

Função: Empreendedor – Consultor – Gestor de negócios – Analista de produto – Analista de sistemas – Analista de suporte em programação

  • Tecnologias das aplicações: projetos mecatrônicos em geral (Hardware + Middleware + Software) – processos de usinagem – montagens – corte laser – metrologia – meca-opto-eletrônica;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP adaptado – Scrum – Design Thinking – Business Model Canvas.

Associação de Coletores de Materiais Recicláveis – ACMR
(03/2010 – 07/2011)

A ACMR é uma organização auto gestionária de trabalhadores que beneficia materiais recicláveis oriundos da coleta seletiva realizada pela Companhia Melhoramento da Capital –

Comcap, bem como de grandes geradores tais como Tribunal Regional de Trabalho, Tribunal

de Justiça, Eletrosul, Infraero, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Função: Consultor externo – Gestão de melhorias em processos administrativos e produtivos – Suporte em Tecnologia da Informação


Outboxers Team (10/2010 – 10/2013)

Formamos um time de empreendedores autônomos com competências complementares para oferecer consultoria em análise de negócios e de suporte em tecnologia. Em software, nossas técnicas aliam a robustez e escalabilidade da Computação em Nuvem (do termo “Cloud Computing“) com intuitividade de interface rica (do termo “Rich Internet Application – RIA“), como se vê na maioria das mídias virtuais que seguem tendências de colaboração virtual (do conceito de “Web 2.0“).

Nossa atuação não se limita ao desenvolvimento tecnológico, pois temos bagagem que inclui pesquisa de mercado, planejamento de negócios, comparações de desempenho (do termo “Benchmarking“), Internet Marketing e Electronic Billing.

Função: Fundador – Empreendedor – Consultor – Gestor de negócios – Analista de produto – Analista de sistemas – Analista de suporte em programação – Analista de negócios para Internet

moovia.com: MOOVIA é uma rede profissional virtual para trabalho colaborativo e gestão de projetos. Oferece ferramentas de planejamento, comunicação e gestão do conhecimento, sem deixar de lado a simplicidade. MOOVIA se encaixa independente do escopo ou perfil do projeto, como campanhas de marketing, desenvolvimento de software, treinamentos, engenharia, M&A plan, plano de viagens ou startup de novos negócios.

bysecret.com: BYSECRET é uma rede social gratuita voltada para o público feminino. Publica-se dicas que ficam sob avaliação das pessoas, como um grupo de bloggers, e a relevância de cada autor varia conforme a repercussão do seu conteúdo na rede. O público feminino presente na BYSECRET geralmente publica, ou uma receita gostosa, ou um livro bacana, ou um produto interessante… e por aí vai.

  • Tecnologias das aplicações: Mecatrônica (Hardware + Middleware + Software) – Java Enterprise Edition – Hibernate – Jboss Seam – Java Server Faces – Restful API – Enterprise Service Bus – MySQL Server – CSS3 – HTML5 – Ajax – Jquery – ExtJS – Google Mashups – Google Apps;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP adaptado – Scrum – Design Thinking – Business Model Canvas.

Chaordic Systems (03/2010 – 10/2010)

A Chaordic Systems desenvolve sistemas que descobrem os gostos e preferências das

pessoas… Enquanto os sistemas de busca procuram pelos termos que você digita na área de pesquisa, nossos sistemas de recomendação oferecem conteúdo direcionado ao gosto particular de uma pessoa. Seja um livro, um vídeo, uma música ou outro produto, todo conteúdo que uma pessoa procura pode encontrá-la automaticamente e de forma personalizada, e é exatamente isto que oferecemos.

Função: Consultor externo – Analista de sistemas

RaaS – Recommendation as a Service: RaaS é uma plataforma completa de serviços que personaliza a experiência de compra em lojas virtuais, com ofertas e recomendações de produtos exclusivas para cada usuário. Através de um processo de fácil adoção e operando remotamente, a plataforma RaaS é integrada em poucos dias. A adoção da Plataforma RaaS aumenta o up-selling e o cross-selling e gera impactos de negócios já nas primeiras semanas de uso, com aumento real nas vendas de até 25% e aumento na taxa de conversão de 50%.

O RaaS é suportado por um conjunto de mais de 15 algoritmos diferentes que usam Inteligência Artificial, Data Mining e Machine Learning para analisar dados de comportamento dos consumidores em tempo real. A plataforma é oferecida em uma arquitetura de Software como Serviço (SaaS) com integração simples e rápida, permitindo o acompanhamento imediato dos resultados.

  • Tecnologias das aplicações: Java Enterprise Edition – Hibernate – Spring Framework – Restful API – CSS3 – HTML5 – Ajax – Jquery;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP – Scrum.

Todo! BPO e Soluções em Tecnologia S/A (06/2009 – 03/2010)

A CONTAX é hoje a maior empresa de serviços de contact center do país, com cerca de 70 mil funcionários. A maioria de seus clientes é líder de mercado ou tem atuação destacada em seus segmentos. A todo! surge para complementar a oferta de serviços da CONTAX, oferecendo inicialmente soluções em Tecnologia para o mercado de centrais de atendimento, cobrança e televendas dos mais diversos setores.

Função: Líder técnico – Analista de suporte em programação – Analista de sistemas

todo! Issuetracking (BrT/Oi): A todo! Issuetracking é uma solução de TI para o atendimento virtual via Chat e E-mail feita para a Operadora de telefonia Oi. A Issuetracking contempla a conversação via chat, tratamento dos e-mails recebidos e acompanhamento posterior dos atendimentos, seus status, encaminhamentos, estatísticas, relatórios gerenciais, etc.

  • Tecnologia da aplicação: Java EE;
  • Frameworks: Jboss Seam – JSF – Rich Faces – jQuery
  • Banco de dados: MSSQL Server.

Middleware de integração URA e Amadeus (Tam): A TAM anunciou sua entrada na Star Alliance, aliança global de aviação comercial integrada atualmente por mais de 20 grandes companhias aéreas no mundo. O processo de integração com a aliança requeriu mudanças tecnológicas e a TAM firmou uma parceria de dez anos com a Amadeus para a implantação de um sistema de gestão de passageiros de nova geração. Com a parceria, a TAM vai substituir diversos aplicativos usados atualmente pela companhia por uma única plataforma integrada baseada na Amadeus Altéa CMS (Customer Management Solution).

A URA (Unidade de Resposta Audível) da TAM passou a requerir comunicação com o webservice da Amadeus e este projeto consiste num middleware que implementa integração via REST e SOAP para esses dois softwares.

  • Tecnologia da aplicação: Java;
  • Banco de dados: Oracle.

Organização Nosso Lixo (08/2006 – 08/2013)

A Organização Nosso Lixo é uma associação sem fins lucrativos credenciada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Fundada em 2006, atua em questões socioambientais estratégicas e oferece projetos sociais complementares à gestão pública de resíduos sólidos. A Organização tem como estratégia unir conhecimentos e esforços da sociedade para criar uma base sustentável para o metabolismo urbano.

Função: Fundador – Empreendedor social – Presidente – Gestor de negócios do terceiro setor – Educador ambiental – Analista de produto – Analista de sistemas

  • Pesquisa sobre modelos de gestão ambiental e de resíduos sólidos urbanos
  • Pesquisa sobre Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Reduções Certificadas de Emissão
  • Pesquisa de soluções que aplicam o conceito dos 3R
  • Pesquisa sobre benefícios ambientais, sociais e de economia inerentes à aplicação do conceito dos 3R
  • Liderança de time multidisciplinar
  • Definição de serviços envolvendo consultoria em gestão ambiental e de resíduos sólidos para diversos segmentos de mercado.
  • Criação e fomento de programas sociais;
  • Articulação política;
  • Mobilização de patrocínios e apoios institucionais.

Rede Nolix: visa promover melhorias nos processos produtivos e administrativos de associações e cooperativas de catadores, oferecendo tecnologia para gestão da triagem em tempo real. Utiliza de software Livre e automação para a pesagem de materiais e a estratégia é ter dados de oferta e procura de matéria-prima reciclada virtualmente centralizados, dando oportunidade para buscar relações comerciais sadias entre recicladores e a indústria. Pode também tornar públicos os dados de quanto o município reintroduz de materiais recicláveis e o quanto acaba indo para aterros sanitários, informação essencial para toda educação ambiental que visa aderir novos consumidores à coleta seletiva.

Programa Adquira Seu Minhocário: tem por objetivo mobilizar consumidores a aplicar o conceito dos 3R, partindo do tratamento de resíduos orgânicos (biodegradáveis) em casa e no trabalho. Com isso, realizam o tratamento in loco de proporcionais 50% do que geram de resíduos, proporcionando benefícios diversos ao meio ambiente e isentando os cofres públicos. Em formato de educação ambiental, o Programa capacita os participantes na montagem de seus minhocários e na manutenção da vermicompostagem, quantificando os benefícios e permitindo aos patrocinadores oferecer os resultados como prática de compensação de passivos ambientais.

Ekobin – A Lixeira Eletrônica Inteligente: membro da equipe técnica que planejou e desenvolveu o primeiro projeto de sistema integrado para medição em tempo real e publicação na internet da geração de resíduos sólidos diretamente no consumidor. O projeto foi um dos vencedores do concurso Sinapse da Inovação de 2009, promovido pela FAPESC e Fundação Certi.

Programa Recicla Bem Floripa: em parceria com a Comcap e Associação FloripAmanhã, cujo primeiro projeto piloto foi aprovado pelo FEPEMA e oferece visitas agendadas em condomínios residenciais e corporativos, sensibilizando a sociedade quanto à importância da reciclagem e promovendo maior adesão à coleta seletiva municipal.

Grupo Interinstitucional de Discussão Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – GIRS: membro da equipe de coordenação deste grupo que conta com mais de 40 Organizações da Sociedade Civil representando as diversas esferas da sociedade, onde se trabalha para estabelecer melhorias na gestão de resíduos sólidos urbanos em Florianópolis junto à Comcap, além de servir de fórum de soluções e projetos sociais relacionados ao tema.

Green Drinks Floripa: participante deste evento mensal, liderado por voluntários e destinado a aproximar pessoas, empresas e instituições que compartilham interesses e iniciativas relacionados com a sustentabilidade. É uma iniciativa global que promove o diálogo e a troca de aprendizagem, realizada em mais de 70 países e que desde de julho de 2012 acontece em Florianópolis, toda primeira terça-feira do mês. A cada encontro um tema diferente é abordado.

Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 do Estado de Santa Catarina – GTEA-RH08: membro deste Órgão Colegiado vinculado à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA/SC, que é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS.

I Seminário Regional de Educação Ambiental: Responsabilidade e Compromisso com a Vida e com o Planeta: membro da comissão organizadora deste evento, que ocorreu no dia 11 de Junho de 2010.

Primeiro Mutirão de Sensibilização para a coleta seletiva no Mercado público de Florianópolis: membro da comissão organizadora deste evento, que ocorreu em 2010.


Rudra Tecnologias Sustentáveis (04/2009 – 03/2010)

A Rudra desenvolve softwares para novos modelos de negócios, dentro da concepção de um capitalismo natural. Acreditamos que a consciência ambiental apenas começou a ser despertada na humanidade e, por uma necessidade de sobrevivência da espécie humana, praticamente todos os processos produtivos atuais deverão se adaptar nos próximos anos. Nossa missão é transformar o discurso de sustentabilidade em prática através de produtos e processos inovadores para segmentos considerados estratégicos.

Green Jobs: Solução SaaS para oferecer divulgação e fomento ao conceito de “ermpregos verdes”, que são demandas profissionais para políticas, projetos e atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Função: Fundador – Empreendedor – Pesquisador – Gestor de negócios – Analista de produtos – Analista de sistemas

  • Tecnologia da aplicação: Groovy – Java EE;
  • Frameworks: Grails;
  • Banco de dados: MySQL;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP.

Fundação Certi – Centro de Convergência Digital

(01/2006 – 06/2007 | 05/2004 – 08/2005)

O Centro de Convergência Digital (CCD) da Fundação CERTI atua em projetos voltados para a convergência digital, incluindo a televisão digital interativa, aplicações de comunicações móveis e Internet. Para isso, dispõe de competências que cobrem um amplo espectro das tecnologias e soluções presentes na cadeia de valor dentro de um ambiente de convergência. A missão do CCD é desenvolver soluções inovadoras para sociedade, aplicando uma visão multidisciplinar, convergindo tecnologias de informação, comunicação e análise estratégica de negócios.

Função: Analista de sistemas

  • Tecnologia da aplicação: Java;
  • Frameworks: Webwork, Hibernate, Spring, XDoclet, DWR, Acegi, Sitemesh;
  • Banco de dados: MySQL;
  • Metodologia de desenvolvimento: XP.

JTech-SC Informática (11/2005 – 12/2005)

Função: Programador de sistemas

Sansys: Sistema de Saneamento Urbano de grande porte que faz o controle de todo o processo de saneamento urbano, desde manutenção de pontos, cálculo de custos de instalação, controle de fluxo, controle de envio de faturas e processamento de pagamentos, atendimento a clientes, Datawarehouse com processamento analítico de desempenho e qualidade no serviço, etc.

  • Tecnologia da aplicação: Java EE;
  • Banco de dados: varia PostgreSQL e MySQL;
  • Frameworks: Struts, Spring, Hibernate e um próprio do sistema.

CIASC (08/2005 – 11/2005)

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, norteado por suas atribuições como empresa prestadora de serviços de Tecnologia de Informação e provedor oficial para o Governo do Estado de Santa Catarina, proporciona apoio tecnológico às atividades governamentais com a finalidade de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população catarinense.

Função: Programador de sistemas

CE: O Sistema de Comunicação Eletrônica inicia a política de workflow nas entidades governamentais do Estado, fazendo o controle de mensagens e solicitações de serviço.

  • Tecnologia da aplicação: Java EE;
  • Banco de dados: PostgreSQL;
  • Frameworks: Struts, Spring e iBatis;
  • Metodologia de desenvolvimento: RUP.