Conhecimento

Dinâmicas e metodologias ágeis

Desde 2008 venho usando, adaptando e incentivando metodologias ágeis. As que eu mais recomendo:

  • Scrum;
  • Aprendizagem e gestão baseadas em competências;
  • Retrospectivas e avaliações em 360º;
  • Business Model Canvas;
  • Design Thinking;
  • Lean Startup.

Desde 2013 acumulo experiência em orientar atividades profissionais 100% remotas, usando as principais ferramentas online de mercado, para mensurar constantemente o progresso dos projetos e do trabalho em equipe. Encontros presenciais são de acordo com a disponibilidade e interesse de colegas e clientes.

Auxilei em discussões entre pessoas de diferentes competências e perfis, com descrições curtas e prototipagem, no lugar de extensa documentação de escopo. E ciclos curtos de validação de hipóteses e entrega de resultados.

Meu histórico lista startups, empresas de tecnologia e inovação, e organizações da sociedade civil. Algumas com mais de 900 colaboradores organizados em equipes e diversas áreas do conhecimento.

Formação acadêmica

Sou Bacharel em Sistemas de Informação, graduado na Universidade Federal de Santa Catarina.

Busco desafio acadêmico internacional em gestão do conhecimento

Eu desenvolvi uma dinâmica de comunicação, empática e coloquial, para relações pessoais e profissionais, com seu aplicativo próprio e estatísticas, integrando 3 processos: 1) suporte em desenvolvimento pessoal, 2) aprendizagem por competências e 3) melhoria contínua com avaliações em 360º.

Desenvolvimento de tecnologia

Estou no mercado de tecnologia desde 2002, e desde 2008 acumulo experiências como autônomo.

Trabalhando em equipes de desenvolvimento de software, a minha preferência técnica é em arquitetura front-end. Geralmente, projetos de Progressive Web Applications, com interações assíncronas entre usuários, RESTful APIs e webservices, orientados para integração contínua, escalabilidade e alta disponibilidade. Tenho experiência em diferentes escopos de projeto, especificando atividades e desenvolvendo software.

Desde 2016, estou preferencialmente focado nessas tecnologias:

React (Javascript / PWA), Redux, Node.js (Javascript / Back-end), Bootstrap (HTML + CSS), WordPress (CMS), Woocommerce (e-commerce), MongoDB (DB), Docker (virtualização), Git (versionamento), Webpack (dev tooling), Babel e ESLint.

A arquitetura de software que tenho preferência oferece manutenibilidade simples, requer hospedagem de baixo custo, as interfaces web e mobile dependem somente de arquivos estáticos, e os dados transitam por requisições assíncronas e seguras entre diferentes servidores.

Anteriormente, tive atividades profissionais com essas tecnologias:

AngularJS (Javascript / SPA), jQuery (Javascript), Yeoman (Scaffolding e geração de código), Láravel (Back-end), Java EE (Plataforma), Spring (MVC + DI + Security), JBoss Seam (JSF + MVC + DI + Security), MySQL, Hibernate (JPA), Apache Maven (Build), Jenkins (CI), Red Hat Openshift (PAAS) e JBoss Forge (Scaffolding), PostgreSQL (DB).