Habilidades

Desenvolvimento de software e negócios para internet

Eu trabalho com desenvolvimento de software, e nos últimos anos as minhas atividades foram a maioria suporte para negócios e assessoria em metodologias ágeis. Tenho experiência em vários escopos de projeto, em atividades de desenvolvimento, de liderança e de empreendedorismo.

Tenho trabalhado especificando atividades, desenvolvendo software e facilitando dinâmicas e o trabalho em equipe, para entregar soluções completas, componentes de software, automações, integrações e interfaces web e de dispositivos móveis.

Meu histórico lista startups, empresas de tecnologia e inovação, e organizações da sociedade civil. Algumas com mais de 700 colaboradores organizados em equipes e diversas áreas do conhecimento.

Gestão e pessoas

Acredito que a liderança deve estar a serviço das pessoas. Essa tendência está cada vez mais forte e sendo cobrada pelas novas gerações. Vemos reflexos disso em perfis profissionais como o Scrum Master e o Agile Coach.

Basicamente, é perguntar mais do que responder. Metodologias ágeis como o Scrum definem ciclos de desenvolvimento, com princípios para que as decisões sejam tomadas em equipe. Assim, em melhoria contínua, as pessoas se beneficiam das decisões certas, e assumem suas responsabilidades pelas decisões equivocadas.

A liderança deve se concentrar em prever os obstáculos e orientar o grupo. E acima de tudo, entender as necessidades pessoais e ambições profissionais das pessoas, para alinhar com os objetivos do grupo. Assim, promover o empoderamento e a criatividade, para atingir os níveis mais altos de comprometimento e engajamento.

A pessoa que não se sentir aceita e pertencendo ao grupo, não dedicará toda sua capacidade de agregar valor; e a que não se sentir segura, não permitirá uma conexão maior.

Áreas de trabalho de maior interesse

Tenho maior interesse e busco oportunidades envolvendo comunicação interna, gestão por competências, processos, PMO, cultura organizacional e liderança, interagindo com equipes multidisciplinares. 

A minha maior motivação está em melhorar as relações profissionais e pessoais em equipes. Podemos promover sinergia entre líderes e liderados, todos a serviço uns dos outros, em melhoria contínua.