Conhecimento

Dinâmicas e metodologias ágeis

Há 14 anos venho usando, adaptando e incentivando metodologias ágeis. As que eu mais recomendo:

  • Scrum;
  • Aprendizagem e gestão baseadas em competências;
  • Retrospectivas e avaliações em 360º;
  • Business Model Canvas;
  • Design Thinking;
  • Lean Startup.

Há 11 anos acumulo experiência em orientar atividades profissionais 100% descentralizadas, usando as principais ferramentas online de mercado, para mensurar constantemente o progresso dos projetos e do trabalho em equipe. Encontros presenciais são de acordo com a disponibilidade e interesse de colegas e clientes.

Auxilei em discussões entre pessoas de diferentes competências e perfis, com descrições curtas e prototipagem no lugar de extensa documentação, e ciclos curtos de validação de hipóteses e entrega de resultados.

Meu histórico lista startups, empresas de tecnologia e inovação, e organizações da sociedade civil. Algumas com mais de 900 colaboradores organizados em equipes e diversas áreas do conhecimento.

Formação acadêmica

Sou Bacharel em Sistemas de Informação, graduado na Universidade Federal de Santa Catarina.

Busco desafio acadêmico internacional em gestão do conhecimento

Eu desenvolvi uma dinâmica de comunicação, empática e coloquial, para relações pessoais e profissionais, com seu aplicativo próprio e estatísticas, integrando 3 processos: 1) suporte em desenvolvimento pessoal, 2) aprendizagem por competências e 3) melhoria contínua com avaliações em 360º.

Desenvolvimento de tecnologia

Estou no mercado de tecnologia há 20 anos, e 14 anos como empresário. Assumo responsabilidades profissionais envolvendo:

  • Arquitetura de software e suporte em programação;
  • Arquitetura front-end W3C (HTML + CSS + JS);
  • Aplicações web progressivas (PWA);
  • Aplicações mobile nativas e híbridas;
  • Comunicações assíncronas, webservices e RESTful APIs;
  • Integração contínua, escalabilidade e alta disponibilidade.

Nos últimos anos estou focado nessas tecnologias:

React (Javascript / PWA), Redux, Node.js (Javascript / Back-end), Bootstrap (HTML + CSS), Láravel (Back-end), WordPress (CMS), Woocommerce (e-commerce), MongoDB (DB), MySQL, Docker (virtualização), Git (versionamento), Webpack (dev tooling), Babel e ESLint.

Utilizo soluções, bibliotecas, componentes e frameworks complementares, de preferência open source, entre os mais populares e bem difundidos na comunidade de desenvolvedores. Assim, se garante ampla disponibilidade de profissionais capazes de dar continuidade em atividades de desenvolvimento.

A arquitetura de software que tenho preferência oferece manutenibilidade simples, requer hospedagem de baixo custo, as interfaces web e mobile dependem somente de arquivos estáticos, e os dados transitam por requisições assíncronas e seguras entre diferentes servidores.

Anteriormente, tive atividades profissionais com essas tecnologias:

AngularJS (Javascript / SPA), jQuery (Javascript), Yeoman (Scaffolding e geração de código), Java EE (Plataforma), Spring (MVC + DI + Security), JBoss Seam (JSF + MVC + DI + Security), Hibernate (JPA), Apache Maven (Build), Jenkins (CI), Red Hat Openshift (PAAS) e JBoss Forge (Scaffolding), PostgreSQL (DB).